Manifesto

O que é a TechParty Faccat?

A TechParty é um evento que visa promover a tecnologia (Tech) durante um evento informal e de congregação (Party). Os organizadores convidam profissionais experientes da área de TI (Tecnologia da Informação) para apresentações curtas (normalmente de até 40 minutos). Desenvolvimento de software e hardware, linguagens e ferramentas, metodologias, tudo que envolva TI nos interessa. Normalmente são duas apresentações por noite, mas com intervenções rápidas antes e no meio das apresentações realizadas pelos patrocinadores e parceiros que fazem rápidos sorteios de brindes, apresentam suas empresas, entre outras atividades. Ao fim de cada noite todos os participantes são convidados a participarem do RangoBreak, que é uma espécie de coffee break mais, digamos, “reforçado” :D. Esse RangoBreak é gratuito a todos os participantes e pode ser oferecido graças ao apoio dos nossos incríveis patrocinadores (obrigado!).

O evento é aberto ao público em geral e totalmente gratuito, incluindo o RangoBreak, que é o nosso momento de integração e networking. Todos os participantes ganham certificado emitido pela Faccat (essas horas podem contar como Atividades Complementares). De certa forma, essa semana da TechParty pode ser considerada a Semana Acadêmica dos Cursos da Área de TI da Faccat.

O surgimento

Tudo iniciou em 2011 pela iniciativa de um grupo de alunos do curso de Sistemas de Informação da Faccat. Era totalmente organizado por esses alunos e ocorria uma vez por semestre em finais de semanas, com palestras e minicursos para leigos até usuários avançados de computação. Contava com apresentações de profissionais de fora da instituição e, também, apresentações feitas pelos próprios alunos e professores. Essas atividades aconteceram ao longo de 2011 e 2012. Por indisponibilidades diversas, em 2013 o evento não aconteceu.

Vira um evento anual

Em 2014, estudantes da instituição com o objetivo de oferecer conhecimento para o maior número de pessoas, optam por retornar com o evento, mas agora com organização diferenciada.

A TechParty passou a ser um evento anual, com duração de uma semana inteira, com duas talks (apresentações) por noite e coffee break atraente a fim de estimular a interação das pessoas e o networking. Mantendo a proposta de contar com palestrantes da faculdade e convidados externos, mas sempre com assuntos interessantes e atuais, o evento teve um salto no número de participantes com esse novo formato, ultrapassando 700 pessoas (somadas as 5 noites), entre alunos, ex-alunos, pessoas da comunidade, alunos de escolas da região e representantes de muitas empresas da área de atuação da Faccat.

Rango Break. A estreia.

Em 2015 o evento manteve o mesmo ritmo, com ainda mais público e empolgação dos participantes durante a semana da TechParty. Alguma novidade? Sim! Sai o coffee break e um novo evento é lançado (um evento dentro do evento!): o Rango Break.

A ideia agora é que o momento do lanche seja tão ou mais interessante que as próprias apresentações técnicas. O Rango Break é um momento onde, diariamente, após as duas talks de cada noite, é oferecido alguma comidinha (“rango”) especial, tais como o cachorro-quente de uma famosa Towner de Taquara (que veio para o Campus da Faccat especialmente para o evento), ou a “galinhada nerd”, feita por alunos do curso, sanduíche “buraco quente” e cupcakes, mais um super-dog feito por alunos e, finalmente, no último dia, o grande Churras de Integração dos cursos de TI da Faccat. Esses rangos são fornecidos sem custo aos participantes, graças ao apoio financeiro das empresas patrocinadoras.

2016, um grande crescimento

2016, seguimos crescendo! Nesse ano, queríamos buscar profissionais de empresas conhecidas nacionalmente e do exterior. Como sempre, foram realizadas talks realmente incríveis e conseguimos profissionais de empresas renomadas, como Red Hat, Rocket.Chat, We Heart It, SAP, Mozilla, Terra, Arezzo, CWI Software.

2017, o evento está consolidado na comunidade e entre os apoiadores

Em 2017 o evento foi um sucesso como todos os outros anos. Batemos mais um recorde em presenças e contamos com palestrantes de primeiríssmo nível: desenvolvedores, empreendedores, psicólogos (sim! falando sobre uso de games eletrônicos para superação de traumas), gamers, diretores e ninjas em IA. Mais uma vez foi possível contar com o patrocínio de empresas excepcionais que ajudam MUITO o evento acontecer. Muito obrigado Senac, LoopHOST, Rocket.Chat, Umbler, FlyByte, Infisc Inteligência Fiscal, Bela Viagem, Sanvitron, CR Sistemas e Web e Jorge Bischoff.

2018: estreiamos no Centro de Eventos da Faccat

2018, mais uma grande evolução: o evento passa a acontecer no novo Centro de Eventos da Faccat, um prédio bonito, moderno e com muito mais espaço. Isso permitiu aos patrocinadores exporem produtos e montar estandes, deixando o evento mais atrativo para os participantes. Esse foi mais um ano onde o grande número de patrocinadores mostrou a consolidação do evento dentro da comunidade, cujas empresas regionais e de fora confiam e investem para exporem suas marcas e, principalmente, colaboram de maneira fundamental para que o evento ocorra da melhor forma para os participantes.

Agora: as mulheres são maioria

Para esta edição de 2019, continuamos trabalhando para fazer um evento atrativo e que valha a pena ser visitado. A ótima novidade e que sem dúvida merece ser registrada na história do evento, é que pela primeira vez teremos mulheres entre os palestrantes: cinco (de um total de nove palestrantes), são mulheres. Infelizmente, por um conjunto de acasos que não esperamos que volte a ocorrer, nas edições anteriores nunca uma mulher havia estado em nossos palcos. Mas neste ano as mulheres são maioria.

Nossa mensagem

Desejamos que o evento seja sempre um momento de encontro entre a comunidade de estudantes, profissionais e empresas da área de Tecnologia da Informação da região do Vale do Paranhana e demais regiões da área de abrangência das Faculdades Integradas de Taquara. Um evento onde as pessoas possam se conhecer, aprender, trocar ideias e, por que não, se divertir.